domingo, 23 de janeiro de 2011

O muro da vergonha

Isaías – 59:1 e 2
  1. EIS que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir.
  2. Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça.

INTRODUÇÃO

Por favor, não deixe de ler esta mensagem até o final, pois ela lhe será um bom alimento espiritual. Hoje o que mais tenho visto são crentes raquíticos andando pelas igrejas, pois eles não têm se alimentado da palavra do Senhor.
Nesta mensagem quero falar de um artefato que o homem criou talvez com uma boa intenção (se é que se pode assim dizer) e que por muitas vezes tem se tornado um problema na vida de muitos, O MURO. Pois um muro também significa que do lado de fora algo pode estar errado. Hoje vemos que quanto mais uma se constrói mais temos visto muros cada vez mais altos, muros com cercas elétricas, arames farpados, pregos e até mesmos muros com cacos de vidro.O muro que iremos ver tem feito muitos serem destruídos, se não pelo próprio muro, então pela ira de Deus. Deus é justo, mas também é Juiz. E além do mais acho que muros foram feitos para serem derrubados.Bem sabemos que uma casa bem murada irá atrair a atenção do ladrão, e o desejo do ladrão é derrubar aquele muro, mas aqueles que estão do lado de dentro se sentem seguros. Devemos observar tudo ao nosso lado, pois muitas vezes dizemos que Deus não fala e Ele está falando todo o tempo.

UM BOM MURO

Olhando para este muro começo a ver outros muros e aprendo que um muro a princípio até tem um bom sentido de existir, pois aqueles que os constrói ficam do lado de dentro seguros e abrigados dos males ou daquilo que não desejam que entrem em suas habitações. Também o muro pode servir para demarcar uma área, proteger os de dentro, ou até servir como um ponto de observância, e segundo o dicionário também para vedar. Então vemos que um muro certamente tem seus benefícios para aqueles que os constrói, e vemos que a princípio as intenções para se ter um muro é aparentemente até boa, então porque um artefato que deveria ser bom, para os interessados, acaba por se tornar O MURO DA VERGONHA.

UM MURO VERGONHOSO

Durante 28 anos, de 1961 a 1989, a população de Berlim, com mais de três milhões de pessoas, padeceu uma experiência ímpar na história moderna, viram a cidade ser dividida por um imenso muro.
Na manhã bem cedo do dia 13 de agosto de 1961, a população de Berlim, próxima à linha que separava a cidade em duas partes, foi despertada por barulhos estranhos, exagerados. Ao abrirem suas janelas, depararam-se com um inusitado movimento nas ruas à sua frente. Vários milicianos da RDA (República Democrática da Alemanha), a Alemanha comunista, todos com seus uniformes, verde-ruço, acompanhados por patrulhas armadas estendiam de um poste a outro um interminável arame farpado que se alongou, por 37 quilômetros adentro da zona residencial da cidade. Enquanto isso, atrás deles, trabalhadores desembarcavam dos caminhões descarregando tijolos, blocos de concreto e sacos de cimento. Assim, do nada, começou a brotar um muro.
Quando ele ficou pronto, seu cinturão externo, envolvendo completamente a cidade, media 155 quilômetros, enquanto que o interno atingiu a 43 quilômetros: 37 deles na área residencial. Medindo em média 3,6 m de altura. Instalaram nele 302 torres de observação e de onde os soldados atiravam em quem se arriscasse a trespassá-lo. Ao longo de quase trinta anos, mataram 192 pessoas e feriam outras 200 que tentaram fugir através dele, além de deterem outras 3.200 suspeitas de querer evadirem-se. O objetivo do muro era deter o constante fluxo de gente para o lado ocidental.
O Muro de Berlim caiu na noite de 9 de Novembro de 1989, depois de 28 anos de existência. Muitas pessoas viram a abertura da fronteira na televisão e pouco depois marcharam à fronteira. Como muitas pessoas já dormiam quando a fronteira se abriu, na manhã do dia 10 de Novembro havia grandes multidões de pessoas querendo passar pela fronteira. Então a Câmara de deputados deixou as discussões sobre o orçamento, e os deputados espontaneamente cantaram a hino nacional da Alemanha.

OS MUROS QUE CAÍRAM

O MURO DA SOBERBA.

JOSUÉ 6 – A bíblia nos relata um fato estrondoso descrito no livro de Josué.As muralhas de Jericó, que aos olhos humanos era impossível de transpor. E talvez você não saiba, mas não era só um muro, eram as muralhas, sendo que a primeira muralha tinha 4,80 m de largura por 9,00 m de altura, e a segunda muralha tinha 3,80 de largura, também 9,00 de altura. Mas o interessante é que com o passar dos tempos, os moradores de Jericó acabaram por se tornarem soberbos e prepotentes, achando que os que estão do lado de fora são os mais fracos, e que ninguém poderia entrar em Jericó, confiando em suas própria mãos e feitos, e o meu Jeová disse que maldito é o homem que confia no homem, fazendo da sua carne o seu braço (Jr-17:15).
Então Jeová, olha do céu e vê que aquele povo não se converteria ao Deus dos deuses, e começa a decretar a derrota do povo de Jericó, começando pela queda do muro da soberba.
Hoje muitos no meio do povo de Deus ergueram este muro em suas vidas e não se importam com os de fora. Pastores que se acham os "bom da boca", pensam que as mensagens que pregam são suas, se tornando verdadeiros IDIOTAS. Pastores que acham que as igrejas são suas, e o meu Deus não deu igrejas para pastores, mas deu pastores para as igrejas, e dentro do muro da soberba criam impérios financeiros e roubam as autoridades, LADRÕES, ou lobos disfarçados de ovelhas.

O MURO DA VITÓRIA ALHEIA

ÊXODO – Este relato é tremendo, pois o meu Jeová liberta seu povo, o povo de Israel, com uma mão forte da terra do Egito debaixo de uma promessa de que os levaria a uma terra que "mana leite e mel". Então cerca de 3.000.000 (três milhões) de pessoas saem um tanto perdido, pois foram escravos por cerca de 432 anos naquela terra, e Egito significa terra do cão.
Eles chegam diante do Mar Vermelho, e quando olham para trás observam que os soldados do Egito estão vindo para os matarem. Diante dessa dificuldade olham para o lado só vêm montanhas, olham para traz, os soldados, olham para frente o Mar Vermelho, começam a chorar achando que morreriam, mas Jeová os manda marcharem, então Ele, o grande Deus de Israel, abre o Mar, fazendo com que se faça dois grande muros de água nas laterais para o povo DE DEUS passar (Ex 14:29-Mas os filhos de Israel foram pelo meio do mar seco; e as águas foram-lhes como muro à sua mão direita e à sua esquerda), mas os soldados Egípcios acham que poderiam passar entre os muros de água feitos por Deus, mas se enganaram, pois o lugar que Deus fez para você passar, ninguém mais passa. Então os muros de água caíram sobre os soldados Egípcios. Queridos leitores, não entrem em muro alheio, peça para Jeová fazer o seu.

O MURO DA JUSTIÇA DO IMPIO

I REIS 20 – A história é fantástica, pois vemos gigantesca grandeza do Deus de Israel agindo em favor de seus escolhidos. Nos versículos do cap.20, vemos que a princípio um rei maldoso e soberbo, uma vez que tinha um grande exército, se levanta contra uma nação que todos queriam destruir, Israel, e começa com ameaças, mas Jeová levanta um profeta, e Ele sempre levantará um profeta para falar aos seus filhos, por isso quando seus inimigos se levantarem espere o profeta da parte de Deus. O profeta disse ao rei Acabe que seus inimigos seriam derrotados, e assim foi, não só com Ben-Hadade, mas também com seus amigos que estavam com ele e eram trinta e dois reis e seus exércitos que fugiram dos sete mil homens de Israel. Mas Ben-Hadade, o rei maligno, se levanta novamente duvidando do Deus de Israel, e novamente os pequeninos e amadores guerreiros de Israel se encorajam e o relato diz que eram como dois rebanhos de cabra diante dos inimigos, ou seja, do exército de Ben-Hadade, e quando a peleja começou Israel feriu em um dia cem mil homens (100.000), o restante fugiram e foram para a cidade de Afeque, mas chegando lá o muro da cidade caiu sobre vinte e sete mil homens (27.000) que restaram.
Deus se encarregará de aniquilar todos os nossos inimigos. E Ele usará um muro para jogar em cima do ímpio, fazendo justiça a favor do justo.

O PIOR DE TODOS OS MUROS

Creio que o amado irmão estará se firmando na unção da palavra para se fortificar nas leis do Senhor. Mas eu ainda gostaria de falar de um outro muro. Um muro que eu chamo de O MURO DA VERGONHA, pois este muro pode acabar caindo em cima de nós, e este muro certamente deve ser derrubado por nós, pois aqueles que persistirem em manter este muro em pé, devem saber por este profeta que vos escreve que o próprio Jeová o derrubará, e aqueles que construíram este muro sofrerão com a queda de seus entulhos morrendo por debaixo do muro.
Quero que após esta mensagem cada cristão possa rever seus conceitos com Deus, pois hoje virou moda ou status se auto se nomear evangélico, pois está cheios de artista pornográficos e depravados na mídia brasileira se dizendo ser evangélicos. Não se deixem enganar por pessoas que vivem levantando muros da vergonha.

O REAL MURO DA VERGONHA

Eu poderia ainda falar de outros muros que caíram e que foram levantados como os muros de Jerusalém, reconstruídos por Neemias, mas quero me deter agora no MURO DA VERGONHA, este que vem destruindo lares, vem arrebentando com vidas, fazendo com que os homens de digladiam entre si, como verdadeiros animais, muros que fazem pais jogarem crianças de janelas de prédios.
Isaías profetizou este muro nos versículos que estão como o tema da mensagem no inicio este contexto. Realmente OS MUROS DA VERGONHA são nossos pecados, que ao serem colocados um em cima do outro fazem separação entre nós e Jeová, e como se não bastasse também nos impede de ouvir a voz de Deus, e até achamos que Ele não está falando e aqui vemos que a verdade é que o MURO DA VERGONHAé que se encarrega de ocultar Jeová de nossos olhos e ouvidos.
Como profeta de Deus, que prega aquilo que Deus manda e não o que o homem quer ouvir, eu te digo.
Assim diz o Senhor Jeová: Derrube agora o muro da vergonha, pois há meu tempo Eu mesmo me encarregarei e o fazê-lo. Pois tenho enviados meus profetas ainda hoje, e muitos têm se feito de surdos. Derrubarei o grande e o pequeno, pois ambos se tem feitos abomináveis aos meus olhos. O que para vocês hoje são grandes igrejas Eu as chamo de grades muros. Guardai minhas palavras, não sejam ignorantes em levantar muros que Eu derrubarei. Eu tenho dito, pois ainda falo e cumpro, faço e assino embaixo.

CONCLUSÃO

Saiba que cada vez que pecamos cometemos na verdade erros, mas que podem ser reparados pelo sangue do Cordeiro, Jesus Cristo, o justo, sangue este que foi derramado na cruz (leia a mensagem ALIMENTANDO O DIABO).
Diga: "Jesus me ajude a me livrar do pecado, eu creio e aceito esta mensagem, e quero proferir que o sangue de Jesus tem poder, e eu aceito a Jesus como único e verdadeiro e suficiente Salvador de minha vida".Faça esta oração e o MURO DA VERGONHA irá cair, então você verá o rosto de Jeová e ouvirá a sua voz melodiosa.
            TEXTO RETIRADO DE UM ESTUDO FEITO PELO Pr. Alexandre Algusto, E  COM  INTRODUÇÃO E CONCLUSÕES  DA AUTORA DO BLOG AMIGA CRISTÃ,

As janelas da alma

TEXTO:

Provérbios 4: 20 a 25
  • 20. Filho meu, atenta para as minhas palavras; inclina o teu ouvido às minhas instruções.
  • 21. Não se apartem elas de diante dos teus olhos; guarda-as dentro do teu coração.
  • 22. Porque são vida para os que as encontram, e saúde para todo o seu corpo.
  • 23. Guarda com toda a diligência o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.
  • 24. Desvia de ti a malignidade da boca, e alonga de ti a perversidade dos lábios.
  • 25. Dirijam-se os teus olhos para frente, e olhem as tuas pálpebras diretamente diante de ti.

INTRODUÇÃO

Quando abro minha bíblia no livro de Provérbios vejo que Salomão, estava na maturidade, já não era mais o jovem que havia escrito o livro de Cantares, onde demonstra toda sua paixão por uma mulher da cidade de Suném, conhecida por Sunamita. Agora ao ler o livro de Provérbios vejo um homem maduro que recebe de Deus uma revelação nos mostrando que muito de nós não alcançamos o sucesso da vitória, por estarmos com uma deficiência a qual não damos importância devida, a qual com toda certeza foi revelada a Salomão, e a qual irá nos servir de alimento e eu intitulei esta mensagem de AS JANELAS DA ALMA.
Esta mensagem fala de fatores que vem sendo deixado de lado pelos cristãos de todo o mundo, e assim só provam de infortúnios, desgraças, tristezas, pois a inobservância de itens importante causa deficiência em nossas vidas.
Aprendo que são as pequenas concessões que causam grandes estragos. Ninguém se torna um assaltante do dia para noite, ninguém começa a vida de crime roubando um grande banco, se começa furtando as pequenas coisas, e isto nos mostra que são coisas aparentemente pequenas que nos leva ao fundo do poço.
Quero nesta mensagem abrir seus olhos para o sucesso na vida espiritual e material, quero que após você se alimente dessa mensagem você possa também ajudar alguém. E também quero crer que esta mensagem irá mudar sua vida. Diante dessa palavra quero tomar posse da condição de um profeta e lhe dizer que se o Senhor te colocou diante dessa mensagem não foi à toa. Abra a sua boca e coma, pois assim diz o Senhor: Eis que eu te preparei este manjar, coma!

UM BELO CONTO

"Sua janela esta suja? Havia uma mulher que adorava cuidar da vida dos outros e chamava seu marido pra ver os lençóis do varal da vizinha... olha lá querido como estão sujos encardidos... nossa ela nem lava direito... o marido ficava em silencio... no outro dia a mesma coisa... falava mal dos lençóis da vizinha e das roupas brancas... Um dia ela olhou e até esfregou os olhos e não acreditou no que via... comentou... milagre, a vizinha enfim aprendeu a lavar as suas roupas... o marido respirou fundo e disse... nada disso sua fofoqueira é que eu limpei A janela aqui de casa que estavam super sujas...E você??? Como estão as suas janelas???"
Janelas da alma, esta é a mensagem que irá mudar seu ponto de vista, alimente-se do atual maná que vem do céu para sua vida.

A PRIMEIRA JANELA DA ALMA: AS SUAS MÃOS

Sl 28:4 "Retribui-lhes segundo as suas obras e segundo a malícia dos seus feitos; dá-lhes conforme o que fizeram as suas mãos; retribui-lhes o que eles merecem".
Neste relato o salmista esta dizendo que Deus retribui segundo o que tem feito tuas mãos, ainda no salmo 24, vemos o salmista perguntar e responder: "Quem subirá ao monte do Senhor, ou quem estará no seu lugar santo? Aquele que é limpo de mãos e puro de coração; que não entrega a sua alma à vaidade..." Isso me deixa preocupado, pois onde estamos metendo nossas mãos, pois das mãos temos o tato, e o tato é uma maneira de sentir. Hoje os cristãos estão perdendo o tato das coisas de Deus, estão metendo a mão em cumbuca que não conhecem.
As mãos que deveriam segurar a espada que é a palavra de Deus estão segurando sangue alheio, pedras para atirarem em irmãos mais fracos, ao invés de estenderem as mãos para ajudarem. Sim suas mãos são janelas da alma e estão sujas roubando a Deus, pois assim diz em Ml 3:8, roubará o homem a Deus, todavia me perguntais em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. Estamos roubando a Deus e gastando do tesouro de Deus.

A SEGUNDA JANELA DA ALMA: SEUS OUVIDOS

Jr 38:20 – "Ouve, peço-te, a voz do Senhor, conforme a qual eu te falo; e bem te irá, e poupar-se-á a tua vida".
Quando damos ouvidos a voz do Senhor sempre iremos nos dar bem. Eu poderia citar várias passagens em que o próprio Deus chama o povo para que dêem ouvidos à sua palavra, pois isto é benção.
Hoje as igrejas não se preocupam mais em lavar as janelas de suas ovelhas. Sabe de uma coisa, quando chego em minha igreja respiro bem fundo, puxando pelas as minhas narinas o cheiro de minhas ovelhas, e assim consigo ver se algumas delas esta mal, estando com algum carrapicho. Pastores irresponsáveis. O meu desejo é que você comece a lavar a janela que são seus ouvidos, pois vejo que o povo esta atrás de uma mensagem de auto ajuda, ou uma mensagem de prosperidade, somente querem receber de Deus, mas não estão preocupados em dar nada a Deus. E o que dizer das músicas mundanas que andam cantando, cristãos que querem estar com um pé na igreja e outro no mundo e acham que vão entrar no céu, idiotas, Elias disse, até quando cochiareis entre dois Senhores? Se Baal é deus, sirva-o, mas se Jeová é Deus é a Ele que devemos servir. Sim, seus ouvidos são janelas da alma.

A TERCEIRA JANELA DA ALMA: SEU NARIZ

João 11:39 – "Disse Jesus: Tirai a pedra. Marta, irmã do defunto, disse-lhe: Senhor, já cheira mal, porque está morto há quase quatro dias".
Este é o relato da ressurreição de Lázaro, o amigo de Jesus, e quando o Senhor manda tirar a pedra, a irmã do morto está preocupada com o mau cheiro. Talvez fosse só isso que Marta conseguia sentir maus cheiros, e mais me parece um crente urubu. Hoje tenho visto um povo que não gosta de verdades, e se o pregador fala a verdade eles dizem: "esta mensagem não foi para mim".
Estão perdendo o olfato, já não conseguem sentir o perfume do Espírito Santo, e quando estão em um culto ficam insensíveis ao perfume que está sendo distribuído, suas narinas estão cheias de sujeiras, e não se preocupam em limpá-las.
Se você não está sentindo o perfume é que necessita de uma lavagem e esta mensagem veio para te ajudar a se livrar de sujeiras que te impedem de ser abençoado. Sim com toda a certeza seu nariz é uma janela de sua alma, e eu te pergunto o que você está cheirando? PECADO, cuidado sua janela está suja.

A QUARTA JANELA DA ALMA: SUA BOCA

Pv 18:21 – "A morte e a vida estão no poder da língua"... Este é um mistério que muitos cristãos ainda não perceberam, usam suas língua para ferir seus irmãos, igrejas que mais parecem um galinheiro de fofoqueira, bocas que foram feitas para louvarem a Deus estão servindo ao diabo.
Cuidado meu irmão, cuidado minha irmã, sua língua é semelhante a língua de Deus e não a língua de serpente, use ela como uma ferramenta para o reino de Deus.
Não bastasse, a palavra de Deus nos fala que a boca fala do que o coração está cheio. Agora eu te pergunto do que a sua boca anda falando? De sua boca só sai palavras torpes, palavrões, besteiras. Como você tem tratado aqueles que estão perto de ti? Com palavras que machucam? Cuidado!
Sim, a sua boca é uma janela para sua alma, e se sua janela estiver suja sua alma estará contaminada, por isso eu te convido a continuar nesta mensagem, mas lembre-se, sua língua pode dar vida e poder matar. O que sai de sua boca edifica ou está matando, cuidado, sua boca sem dúvida é uma janela de sua alma.

A QUINTA JANELA DA ALMA: SEUS OLHOS

Mt 6:22 - "A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo teu corpo terá luz".
Esta janela talvez hoje seja a mais suja entre o povo de Deus, pois querem primeiro ver a novela, e depois sair para o culto, chegam nas igrejas atrasados e querem ser abençoados, idiotas, não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus, pois Deus não compactua com pecado, e seus olhos têm somente observado coisas pecaminosas, e seu corpo não é luz, mas trevas, pois estes são os verdadeiros cegos, estão na luz da igreja, diante da luz da palavra, recebendo a luz da oração do pastor, e não conseguem enxergar um palmo a frete do nariz.
Seus olhos estão contaminando seu corpo. Hoje o diabo não quer que os crentes saiam da igreja, para o diabo é mais negócio que ele fiquem dentro das igrejas, porém devem ficar contaminados, pois assim podem contaminar a outros ou matar alguns que tentem se opor.

CONCLUSÃO

Eu poderia falar muito mais sobre cada tópico, mas vou deixar que o Espírito Santo fale ao seu coração e te faça entender que quando se fala em Jesus vindo buscar uma noiva de vestes brancas, estamos falando de coisa séria.
Por isso eu te convido a pedir um banho no sangue do Senhor, um big de um belo banho no sangue do cordeiro que nos purifica de todo o pecado. Certamente eu não sei como estão suas janelas, mas deus sabe, e neste dia pedirei para que Jeová pegue a bucha que esfrega e remove a sujeira, que é o Espírito Santo, e o sangue do cordeiro e junto lavem as JANELAS DE SUA ALMA, mas você precisa se entregar aos cuidados do Senhor, então Ele fará de você uma outra pessoa. Amém?

A fofoca

Boca de sapo, língua de cobra e estômago de urubu

Tiago 4: 11-12
Que bicho feio será esse? Leia o texto abaixo e você compreenderá quão horroroso é esse monstro e que, sem dúvida, não é tão raro quanto se pensa.
O prato do dia em muitas rodas é a vida alheia. Alguém falou (que coisa triste!) que – com freqüência a sua família, quando está reunida, almoça e janta sempre o mesmo cardápio: falar mal dos outros, como um prato e tempero a mais.
Como é difícil não ficar comentando coisas negativas acerca de pessoas. Deve haver alguma atração doentia para o assunto, pois vira e mexe alguém é mastigado com molho forte de pimenta ardida. E como disse Walter Knight, “não há maledicentes ociosos. Eles estão sempre ocupados.”
Sujeitos com uma boca de sapo, comumente, apreciam o coaxar das suas intrigas. O som desconexo de seu ruído berrante é a distração favorita na realimentação da própria deformação moral. Quanto mais degenerados forem os tais sujeitos, mais sujeitos ficarão ao zureta do seu diz-que-diz-que, diz-que-diz-que, diz-que-diz-que...
O veneno da difamação é maligno e triplamente tóxico. Além de desfigurar e matar as vítimas da picada, e, ao mesmo tempo, aleijar o próprio agente da toxina, também corrompe e mata o ouvinte.
A linguagem viperina tem sido responsável pela amargura e deformação de muitos lares e pessoas inocentes. Muitos escapam dos destroços letais da peçonha maldita, mas carregam pelo resto da vida as seqüelas morais do envenenamento.
A receita da fofoca é uma farofa venenosa de futricas que o inferno inventa para manter os canalhas subservientes a serviço da imundícia dos seus estômagos de urubu. Não há coisa mais nojenta do que comer carniça na cocheira da calúnia. A podridão do pecado servindo de alimento para um povo maníaco é um grude repugnante que os nobres participantes do reino de Deus devem rejeitar com coragem e rispidez.
Por favor, não me convidem, nem me incluam no chiqueiro da maledicência, já que tenho uma tendência natural bem aguçada para a podridão. Eu sei que a minha natureza humana gosta de tomar parte nessas carniças do falar mal dos outros, passando-me por mais “sábio, puro e zeloso”. Por isso conto com a sua discrição ao me poupar de participar dessa maligna agenda.
Fico grato também, se você deixar de fora outros irmãozinhos, que, como Daniel na Babilônia, que preferia alimentar-se de uma comida simples e saudável aos olhos de Deus, do que ficar banqueteando-se com os pratos sujos da Babilônia.
Quem sabe se você também não poderia ficar de fora desse ajuntamento de abutres ávidos por cadáveres em putrefação? Saia dessa orgia infernal, e venha participar do festival de louvor a Deus, dizendo como Davi:
Quanto aos santos que há na terra, são eles os notáveis, nos quais tenho todo o meu prazer. - Salmo 16.2
Sou ainda um principiante nessa escola da graça, mas tenho dado graças ao SENHOR meu Deus por aprender a louvar e bendizer.
Estou apenas sugerindo a você: matricule-se no discipulado de Jesus e aprenda dele a falar a linguagem da elite dos eleitos que foram libertados pela obra da cruz de Cristo.
Espero por você no Salão de Entrada da Universidade da Alegria e do Louvor. Seja bem-vindo!
Texto adaptado do Pr. Glênio Fonseca, ancião e experiente pastor, pelo Pr. José Nogueira. Se você achou a linguagem pesada, leia as exortações do irmão Tiago, em seu livro, capítulo 3.

o jejum na vida da mulher cristã

7 passos para jejuar com sucesso

7 Passos Básicos
para Jejuar e Orar com Sucesso
Como começar seu jejum
Como iniciar e conduzir o seu jejum determinará em grande parte o seu sucesso. Seguindo estes passos básicos para o jejum, você fará de seu tempo com o Senhor mais significativo e espiritualmente recompensador.
1- Defina o seu objetivo
Por que você está jejuando? E por renovação espiritual, por direção, cura, solução dos problemas, graça especial para enfrentar uma situação difícil?
Peça ao Espírito Santo que mostre claramente a Sua direção e os objetivos para o seu jejum e oração. Isto o capacitará a orar mais específica e estrategicamente.
Através do jejum e da oração, nós nos humilhamos perante Deus de tal forma que o Espírito Santo moverá as nossas almas, despertará nossas igrejas e sarará a nossa terra de acordo com 2 Crônicas 7.14. Faça disso uma prioridade em seu jejum.
2- Faça o seu compromisso.
Ore sobre o tipo de jejum que você deve adotar. Jesus: os Seus seguidores deveriam jejuar (Mateus 6.1 6-1 8; 9.14,15). Para Ele era uma questão de quando os crentes iriam jejuar e não se eles jejuariam. Antes de jejuar, decida sobre os tópicos a seguir:
Qual será a duração do seu jejum - uma refeição, um dia, uma semana, várias semanas, 40 dias (iniciantes devem começar lentamente, até alcançar jejuns mais prolongados).
Que tipo de jejum Deus quer que você adote (de água apenas ou de água e sucos; que tipo c/ q frequência).
Que atividades físicas ou sociais você irá se restringir.
Quanto tempo por dia você dedicará a oração e a Palavra de Deus. Isto o ajudará a sustentar seu jejum quando as tentações físicas e as pressões da vida tentarem fazer você abandoná-lo.
3- Prepare-se Espiritualmente.
O fundamento básico do jejum e da oração é o arrependimento. Pecados não confessados irão bloquear suas orações. Prepare o seu coração:
Peça a Deus para ajudá-lo a fazer uma lista d seus pecados.
Confesse cada pecado que o Espírito Santo trouxer a sua mente e aceite o perdão de Deus (1 João 1.9).
Procure obter o perdão de todos os que você ofendeu e perdoe a todos os que o feriram ( Lucas 11.4;1 7.3,4).
Faça restituições à medida que o Espírito Santo lhe mostrar.
Peça a Deus para enchê-lo do Seu Espírito Santo de acordo com a sua ordem em Efésios 5.18 e Sua promessa em 1 João 5.14,15.
Entregue a sua vida completamente a Jesus Cristo como seu Senhor e Mestre; recuse-se a obedecer a sua natureza mundana (Romanos 12.1,2).
Medite sobre os atributos de Deus, Seu amor, soberania, poder, sabedoria, fidelidade, graça, compaixão, e outros (Salmo 48.9,10;103.1-8,11-13).
Comece o seu tempo de jejum e oração com um coração cheio de expectativas (Hebreus 1 1.6).
Não subestime a oposição espiritual. Também há a batalha natural entre o corpo e o espírito (Gálatas 5.16,17).
4- Prepare-se Fisicamente.
Jejuar requer certas precauções. Consulte seu médico em 1º. lugar, particularmente se você toma alguma medicação ou tem uma enfermidade crônica. Algumas pessoas nunca devem jejuar sem a supervisão de um profissional.
A preparação física faz com que uma mudança drástica na sua rotina alimentar seja um pouco mais fácil, de tal modo que você possa concentrar toda a sua atenção no Senhor em oração.
Não comece o seu jejum abruptamente.· Prepare o seu corpo. Faça pequenas refeições antes de começar um jejum. Evite alimentos com alto teor de gordura e açúcar.
Coma frutas e verduras cruas por dois dias antes de começar o jejum.
Enquanto você jejuar
Seu tempo de jejum e oração chegou. Você está se abstendo de todas as comidas sólidas e começou a buscar o Senhor. Eis algumas sugestões úteis a considerar:
  • Evite medicações, mesmo que sejam a base de ervas naturais e homeopáticas. As medicações devem ser retiradas apenas com a supervisão de seu médico.
  • Limite suas atividades.
  • Exercite-se moderadamente. Ande de 1 a 4 Kms por dia, se for conveniente e cômodo.
  • Descanse o máximo que o seu programa permitir.
  • Prepare-se para um período de desconforto mental temporário tais como: impaciência, irritação e ansiedade.
  • Espere algum desconforto físico, especialmente no segundo dia. Você poderá ter dores passageiras, causadas pela fome, tonturas ou algo "esquisito". A retirada de café e açúcar pode causar dor de cabeça. O mau estar físico pode causar fraqueza, cansaço ou sonolência. Os primeiros dois ou três dias são geralmente os mais difíceis. Mas, à medida que continuar a jejuar, você experimentará uma sensação de bem-estar, tanto física quanto espiritual. Quando sentir a "dor-de-fome", aumente a ingestão de líquidos.
5- Mantenha-se no Programa
Para aproveitar espiritualmente ao máximo, separe bastante tempo para estar sozinho com o Senhor. Ouça a Sua direção. Quanto mais tempo você passar com Ele, mais significativo será o seu jejum.
Manhã
· Comece o seu dia com louvor e adoração.
· Leia e medite na Palavra de Deus, de preferência de joelhos.
· Convide o Espírito Santo para trabalhar em você, fazendo prevalecer e realizando a Sua boa vontade de acordo com Filipenses 2.13.
· Peça a Deus que o use. Peça a Ele que mostre a você como influenciar seu mundo, sua família, sua igreja, sua comunidade, seu país e assim por diante.
· Ore pela visão dEle em sua vida e por poder para fazer a Sua vontade.
Tarde
· Volte à oração e à Palavra de Deus.
· Faça uma breve caminhada de oração.
· Passe um tempo intercedendo pelo líderes de sua comunidade e nação,pelas milhões de pessoas não   alcançadas, por sua família e por suas necessidades especiais.
Noite
  • Fique um tempo sozinho, sem pressa, para "buscar a Sua face".
  • Se outras pessoas estiverem jejuando com você, encontrem-se para orar.
  • Evite assistir televisão e outras coisas que possam desviar o seu foco espiritual.
Quando possível, comece e termine cada dia de joelhos com o seu cônjuge para um breve momento de louvor e agradecimento a Deus. Períodos maiores com o nosso Senhor em oração e estudo da Sua Palavra são sempre melhores quando estamos sozinhos.
Uma rotina diária é vital também. Dr. Julio C. Ruibal (nutricionista, pastor e especialista em jejum e oração) sugere um programa diário e uma lista de sucos que podem ser úteis e satisfatórios para você. Modifique este programa e os líquidos que irá ingerir de acordo com suas circunstâncias e gosto.
5:00-8:00h - Sucos de frutas, preferencialmente naturais ou se a fruta for ácida, misturados e diluídos em 50% de água destilada. Maçã, pera, laranja, mamão, melancia ou outros sucos de frutas são geralmente melhores. Se não puder preparar o próprio suco, compre-os sem açúcar ou conservantes.
10:30-12:00h - Suco de vegetais frescos, à base de alface, salsão e cenoura em três partes iguais.
14:30- 16:00h - Chá de ervas com uma gota de mel. Evite chá preto ou qualquer chá com cafeína.
18:00-20:30h - Caldo feito à base de batata, salsão e cenoura sem sal. Depois de cozinhá-los por meia hora, separe o caldo e beba.
Dicas sobre o Jejum de Líquidos
  • Consumir suco de frutas irá diminuirá sua "dor-de-fome" e fornecerá alguma energia natural do açúcar. O sabor e o estímulo irá motivá-lo e fortalecê-lo a continuar o jejum.
  • Os melhores sucos são feitos a partir de melancias, limões, uvas, maçãs, repolhos, beterrabas, cenouras, salsões ou folhas de legumes verdes frescos. Em tempos de frio você poderá desfrutar de um caldo de vegetais quente.
  • Misture os sucos ácidos (laranja, tomate) com água para não comprometer seu estômago.
  • Evite bebidas com cafeína. Evite também os chicletes ou mentolados, mesmo que o seu hálito esteja ruim. Eles estimulam a ação digestiva do seu estômago.
Terminando o jejum
Quando o tempo estabelecido do jejum terminar, você poderá começar a comer novamente. Mas, saber como terminar o seu jejum é extremamente importante para o seu bem-estar físico e espiritual.
6- Termine o Jejum Gradualmente
Comece a comer gradualmente. Não coma comidas sólidas imediatamente após o seu jejum. Reintroduzir subitamente alimentos sólidos em seu estômago e aparelho digestivo provavelmente trará consequências negativas, até perigosas. Tente fazer várias refeições pequenas ou lanches a cada dia. Se você terminar o seu jejum gradualmente, os efeitos benéficos, físicos e espirituais, resultarão em uma boa saúde constante.
Eis algumas sugestões para ajudá-lo a terminar seu jejum apropriadamente:
  • Termine um jejum prolongado de líquidos com frutas como a melancia.
  • Enquanto continuar a beber sucos de frutas ou verduras, adicione o seguinte:
Primeiro dia: Acrescente uma salada crua.
Segundo dia: Acrescente batata assada ou cozida, sem manteiga e sem temperos.
Terceiro dia: Acrescente uma verdura cozida no vapor.
Nos dias seguintes: Retorne a sua dieta normal.
  • Volte, gradualmente, fazendo vários lanches pequenos durante os primeiros dias. Comece com um pouco de sopa e frutas frescas tais como a melancia ou melão. Prossiga com algumas colheres de comida sólida como fruta e verdura fresca ou uma salada crua e batata assada.
7- Espere os Resultados
Se você se submeter sinceramente ao Senhor, arrepender-se, orar e procurar a face de Deus; se você meditar consistentemente em Sua Palavra, você experimentará um aumento na percepção de Sua presença (João 14.21). O Senhor lhe dará um novo e fresco discernimento espiritual. Sua confiança e fé em Deus irá se fortalecer. Você se sentirá mental, espiritual e fisicamente renovado. Você verá respostas às suas orações.
Um simples jejum, entretanto, não é um remédio "cura-tudo" espiritual. Assim como precisamos diariamente ser cheios do Santo Espírito, nós também precisamos de novos períodos de jejum diante de Deus. Um jejum de 24 horas a cada semana é muito recompensador para muitos cristãos.
Leva tempo para fortalecer seu músculo do jejum espiritual. Se você falhar em fazê-lo no primeiro jejum, não desanime. Você pode ter tentado jejuar muito tempo da primeira vez ou talvez precise fortalecer seu entendimento e determinação. Assim que possível, submeta-se a um outro jejum até que seja bem sucedido. Deus haverá de honrá-lo por sua fidelidade.
Eu o encorajo a jejuar e orar, repetidamente, até que experimentemos verdadeiramente um reavivamento em nossas casas, nossas igrejas, nossa nação amada e em todo o mundo.